Premiado filme The Land concluído com câmeras Blackmagic Design e DaVinci Resolve


A Blackmagic Design revelou que o premiado filme australiano de micro-orçamento “The Land” foi filmado com as câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e Blackmagic Cinema Camera e colorizado com o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de áudio DaVinci Resolve Studio.

O produtor do filme, que também é professor da Universidade de Tecnologia de Sydney, optou pelas câmeras URSA Mini Pro 4.6K G2 para as aulas de cinema e produção. Produzido com menos de 50.000 dólares australianos, “The Land” é o filme de estreia do fotógrafo artístico e comercial Ingvar Kenne. O responsável pela produção foi o Dr. Gregory Ferris, professor sênior de artes midiáticas e produção da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS) que, recentemente, adquiriu mais de 20 câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K G2.

A maior parte de “The Land” foi gravada em uma propriedade de Kenne em Wollombi, na Austrália, então, muitas paisagens do país são mostradas no filme. O enredo conta a história de Jeremy e Neet, um casal bem-sucedido profissionalmente e com três adoráveis filhos que está vivendo o sonho australiano. Até que o melhor amigo de Jeremy, Simon, liga. Ele vem visitar a família, trazendo consigo um segredo que Jeremy deixou para trás há muito tempo. De uma hora para a outra, tudo o que ele ama é ameaçado pela persistência de seu melhor amigo em reparar um crime que eles cometeram lá atrás.

“Greg Ferris foi quem apresentou as câmeras da Blackmagic para a equipe, o que foi um divisor de águas. Havíamos planejado filmar com uma câmera diferente, já que era o único equipamento que caberia no nosso orçamento quase inexistente e que permitiria produzir um filme realmente independente e de micro-orçamento.

De repente, graças à Blackmagic Design, descobrimos uma câmera digital cinematográfica com um preço parecido e que suportava arquivos CinemaDNG RAW 2.5K, que poderiam ser enviados imediatamente para o DaVinci Resolve. Após o teste inicial com a câmera, soubemos que fizemos a escolha certa, pois tínhamos uma câmera que nos proporcionava um visual de longas-metragens por muito menos do que o preço normal”, afirma o diretor estreante Kenne. Depois dos testes iniciais e da gravação de cenas com a Blackmagic Cinema Camera, Kenne passou a usar a Pocket Cinema Camera 4K como a câmera principal do filme.

“Tudo começou como um sonho impossível de quatro amigos. No início, eu não achei que aquilo fosse dar certo. Quando estávamos no meio do mato, não tínhamos energia elétrica nem água potável, então era difícil concluir cada minuto de gravação. Às vezes, tínhamos que caminhar por quilômetros para achar um lugar para gravar, com todos os equipamentos e sem uma equipe. Após as filmagens, tivemos que trabalhar em tempo integral na produção. Quando olhamos para trás, vemos que a filmagem em si era a parte mais fácil”, continuou.

“The Land” já foi apresentado em vários festivais de cinema locais e internacionais, incluindo o Berlin International Art Film Festival, o Sydney Underground Film Festival e o 52º WorldFest-Houston, e venceu como Melhor Longa-Metragem Narrativo no New York Independent Cinema Awards em 2021 e Melhor Direção no Snowdance Independent Film Festival 2022 na Alemanha. Após suas experiências com o filme, Ferris convenceu o departamento de artes midiáticas da UTS a investir pesado nas câmeras URSA Mini Pro 4.6K G2 para as aulas.

“A pesquisa, o desenvolvimento e a produção de ‘The Land’ sustentaram as minhas decisões sobre os recursos de produção e pós-produção em relação à criação do meu curso na UTS. Tudo começou com a aquisição da primeira Blackmagic Design URSA como ferramenta para os pesquisadores criativos baseados na prática”, disse Ferris.

“Isso foi só o começo. Decidimos comprar mais 20 câmeras URSA Mini Pro G2 para a UTS, que agora usamos em instalações de realidade virtual personalizadas, além de acessórios como Video Assists e vários painéis físicos DaVinci Resolve. Os equipamentos da Blackmagic Design são amplamente usados no dia a dia em filmagens, aulas e pesquisas, já que a faculdade busca novas maneiras de produzir mídias”, concluiu.

“The Land” será exibido no Vision Splendid Outback Film Festival em Queensland no mês de junho. Depois, uma exibição de reencontro acontecerá em Sydney no final de agosto/setembro no The Ritz Cinema, em Randwick.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube



Link da fonte