Rádio Sintonía usa AEQ Talent para levar rádio às ruas


O audiocodec Talent da AEQ, inicialmente concebido para fazer rádio a partir de casa, adquire novas dimensões graças à Rádio Sintonía. A estação de Fuerteventura, aproveitando o clima das Ilhas Canárias, leva frequentemente a rádio para a rua. Desta forma, reforça o objetivo de fornecer uma cobertura próxima dos eventos, esportes locais e turismo na ilha.

Para construir uma produção de qualidade, a Rádio Sintonía conecta o audiocodec Talent da AEQ a um console de 16 canais, um amplificador de fone de ouvido, microfones sem fio e um roteador 3G/4G. O fato de terem AEQ Talent permite-lhes integrar ferramentas únicas deste sistema. Por exemplo, através do link bluetooth para um smartphone, a estação das Canárias pode receber chamadas e inseri-las em seus programas. Para isso, costuma usar o WhatsApp, uma alternativa que lhes dá melhor qualidade de som do que a telefonia normal.

Por outro lado, a conexão com os estudos centrais é simples. Apenas pressionando alguns botões, Radio Tuning pode conectar este sistema com a estação. Outra alternativa é instalar o aplicativo Talent Pilot, que também oferece as soluções de conexão de que precisam. De volta à sua sede, foi instalado no PC do estúdio Radio Sintonía o aplicativo gratuito Control Phoenix, que permite gerenciar tanto o codec Talent quanto o Phoenix do estúdio. Desta forma, é possível monitorar o status de ambos os dispositivos em tempo real e, se necessário, intervir para modificar alguma configuração ou solucionar erros. Este aplicativo mostra imagens do status exato da conexão em uma tela muito intuitiva, bem como medidores VU reais do sinal de áudio que entra no estúdio e o retorno enviado aos fones de ouvido.

Iván Travieso, diretor técnico da Radio Sintonía, está satisfeito com o desempenho das soluções da AEQ: “Estamos muito felizes com o compromisso que fizemos na época com a tecnologia Talent e AEQ e gostamos de dar aos equipamentos muito especiais, usando a engenhosidade para adaptar um equipamento muito básico para cobrir quase todas as nossas necessidades de transmissão externa. Foi assim que conseguimos estar perto dos nossos ouvintes e até melhorar os nossos números de audiência, que querem estar totalmente atualizados com o desporto em geral, e especialmente com o futebol local e regional de todos os níveis e idades”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube



Link da fonte