SET:30: verifique a situação do seu visto para os EUA


SET:30: verifique a situação do seu visto para os EUA

Veja como é possível tentar um adiantamento da entrevista para o visto se é parte da Delegação Brasileira na NAB 2023.

A NAB 2023 abriu as inscrições para a edição do centenário. A SET já prepara o SET:30 e por este motivo consultou ao Consulado General dos Estados Unidos em São Paulo sobre quais seriam requisitos para o visto.

Foto: Fernando Moura

A SET contatou o Departamento do Comércio no Consulado dos Estados Unidos da América em São Paulo que confirmou que,desde a reabertura das fronteiras norte-americanas após o auge da pandemia de Covid-19, as filas de espera são grandes, com um tempo que pode chegar aos 12 meses para a entrevista.

O Departamento informou à SET que se o viajante consegue provar que a viagem é de interesse dos Estados Unidos, o Departamento do Comércio teria como realizar um pedido de prioridade para a entrevista dos vistos, e que a delegação brasileira na NAB poderia se enquadrar nesse caso, pela possibilidade de realização de negócios com empresas norte-americanas.

Se o brasileiro com intenções de participar da delegação brasileira na NAB 2023tiver uma data de entrevista para o visto após o evento, deve seguir os passos explicados abaixo para tentar o adiantamento da entrevista, o que não quer dizer que o visto seja aprovado, já que são coisas diferentes.

Segundo dados do U.S. Consulate General em São Paulo, os passos para solicitar antecipação da entrevista são os seguintes: Primeiro agende uma entrevista na data mais próxima disponível. Em seguida, acesse sua conta, clique em “Continuar”, selecione “Request Expedite” e siga as instruções. A antecipação do agendamento é concedida a critério da Seção Consular. As circunstâncias que podem ser consideradas incluem:

  • Morte ou funeral de um parente imediato, doença grave ou acidente com risco de vida que ocorra nos Estados Unidos.
  • Tratamento médico urgente para o solicitante ou seu filho menor.
  • Um solicitante de visto de estudante ou de intercâmbio (F/M/J) cujo formulário I-20 ou DS-2019 tenha uma data de início anterior à primeira data de agendamento disponível para a entrevista do visto.
  • Uma necessidade inesperada de viajar para os Estados Unidos para fins de negócios urgentes que está ocorrendo antes da primeira data de agendamento disponível para a entrevista de visto.
  • Uma visita inesperada de significativa importância cultural, política, jornalística, esportiva ou econômica que ocorrerá dentro de 10 dias após a primeira data de agendamento disponível.
  • Para entrevistas agendadas para 8 de novembro de 2021 e depois, solicitantes que não puderam comparecer a uma entrevista agendada devido a um motivo médico documentado (como um teste COVID-19 positivo).
  • Crianças menores de 2 anos viajando com pais(s) que tenham vistos válidos.
  • Uma necessidade inesperada de viajar para os Estados Unidos para um evento significativo da vida de um parente imediato, como um casamento ou batizado que seja antes da primeira data disponível para a entrevista de visto.
  • Cônjuges (legalmente casados) e filhos menores de 21 anos de idade de cidadãos americanos.

Dos itens acima, aquele que melhor se enquadra ao caso do NAB é “uma necessidade inesperada de viajar para os Estados Unidos para fins de negócios urgentes que está ocorrendo antes da primeira data de agendamento disponível para a entrevista de visto”.

Abaixo segue link para página que traz respostas para perguntas frequentes que possam surgir no processo.

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/perguntas-frequentes-sobre-processamento-de-vistos-durante-a-pandemia-do-covid-19/





Link da fonte