tudoradio.com | NAB diz que acompanha processo contra monopólio do Google em publicidade digital



A National Association of Broadcasters (NAB) está acompanhando um processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos que acusa o Google, da Alphabet, de monopolizar tecnologias de publicidade digital. A declaração foi feita ao portal Radio Ink pelo estrategista sênior de comunicações da NAB, Alex Siciliano. 

Segundo Siciliano, a indústria de comércio e suas emissoras representadas reclamam há anos sobre as supostas práticas anticompetitivas do Google e sua influência descomunal no mercado de anúncios digitais. “A NAB está prestando muita atenção ao último processo movido contra o Google e está analisando cuidadosamente a reclamação”, disse Siciliano nesta terça-feira (24). 

Segundo o executivo, as rádios do país estão perdendo dinheiro com a conduta da empresa. “Durante anos, as emissoras têm soado o alarme sobre as práticas anticompetitivas das plataformas de Big Tech, incluindo o Google. Seu papel dominante no mercado tem um preço alto para as emissoras de notícias locais, que perdem cerca de US$ 2 bilhões por ano fornecendo seu conteúdo para essas plataformas em termos de pegar ou largar”, frisou.

Siciliano disse, ainda, que o grupo continuará trabalhando com os legisladores federais.  “Estamos juntos com os congressistas para lidar com essas desigualdades e instamos o Congresso a agir rapidamente para nivelar o campo de jogo”, ressaltou o executivo da NAB.

A ação foi movida em nome da agência federal de aplicação da lei e acompanhada por procuradores-gerais de oito estados, incluindo Califórnia, Colorado, Nova Jersey, Nova York e Virgínia. A denúncia afirma que o Google abusou de seu domínio de mercado no espaço publicitário por pelo menos 15 anos em um assunto que basicamente força editores digitais e outros criadores de conteúdo a usar seus produtos. Os termos geralmente desencorajam os editores de usar produtos concorrentes no mercado.

Merrick Garland, procurador-geral dos Estados Unidos , também está acompanhando o caso. “A queixa de hoje alega que o Google usou conduta anticompetitiva, excludente e ilegal para eliminar ou diminuir severamente qualquer ameaça ao seu domínio sobre as tecnologias de publicidade digital”, disse Garland, em comunicado. 

O outro lado

Em uma declaração ao Wall Street Journal, um porta-voz do Google disse que o processo era uma tentativa de “escolher vencedores e perdedores no altamente competitivo setor de tecnologia de publicidade” e acusou os funcionários do Departamento de Justiça de “duplicar em um argumento falho que desacelerar a inovação, aumentar as taxas de publicidade e dificultar o crescimento de milhares de pequenas empresas e editoras”.

É o segundo processo antitruste movido por autoridades federais contra o Google nos últimos anos. Em 2020, o DOJ processou o Google por motivos semelhantes por causa de seu negócio de mecanismos de busca. O Google moveu-se para demitir esse processo no início deste mês.

Com informações do Radio Ink
 

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags:
Rádio, Google, NAB, processo, antitruste, Estados Unidos, radiodifusão, publicidade





Link da fonte